Conscientização e Prática Sonora

Este projeto tem por finalidade o desenvolvimento musical e cultural dos educadores, para que estes realizem práticas musicais com segurança e eficiência, contribuindo significativamente no desenvolvimento global dos alunos envolvidos no processo.
A música, através de seus elementos, é um veículo de comunicação e de expressão de ideias e sentimentos a partir da combinação de sons. A educação musical possibilita que se aflore – seja na iniciação ou na formalização da linguagem – uma infinidade de ideias, de sentimentos, de sensações e de emoções nos educandos e nos(as) educadores(as), estimulando sua criatividade e promovendo um desenvolvimento musical, social e cultural ativo.
Sabe-se que as propostas de educação musical devem ser norteadas pelos seus três eixos:

Produção
Interpretação, improvisação e composição.

Apreciação
Percepção dos sons, das estruturas musicais, aprimoramento da capacidade de escuta, análise e reconhecimento de diferentes materiais sonoros.

Reflexão
Sobre a organização, criação e produção musical e cultural diversa.
Estes eixos têm como recursos essenciais o corpo, a voz e instrumentos musicais diversificados de timbres e alturas diferenciadas.
É essencial que o(a) professor(a) de musicalização tenha uma experiência musical, conheça e pratique os parâmetros sonoros e as metodologias diversas, para que possa criar estratégias e favorecer a vivência da linguagem musical de forma criativa e dinâmica.
Objetivos / Conteúdos / Metodologias:

Desenvolver o gosto e o prazer em escutar e fazer música.

Ouvir, perceber e discriminar sons e produções musicais.

Inventar e reproduzir criações musicais.

Explorar e identificar elementos da música.

Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos através dos sons.


Ouvir, apreciar e analisar peças eruditas para aplicação nas atividades visando o desenvolvimento da percepção auditiva e expressão corporal.


Confecção de objetos sonoros e a utilização destes pelo grupo.

Sensibilização, reflexão e conscientização da presença da música no dia-a-dia das pessoas.

Brincadeiras, histórias, parlendas, poesias, canções e suas estratégias para utilização nas atividades musicais.

Desenvolver a sensibilidade, ampliar os sentidos atingindo as áreas de atenção e concentração.
Serão abordados e vivenciados os seguintes tópicos:

A linguagem da música através do tempo – reflexão, apreciação e criação / Os parâmetros sonoros.

Metodologias e estratégias para musicalização / O repertório musical – reflexão sobre critérios para seleção e objetivos.

Canções, brinquedos, brincadeiras e histórias como recursos e estratégias.

Recursos sonoros variados para reconhecimento auditivo / Recursos visuais variados para criação vocal e instrumental.

Reflexões, troca de ideias, sugestões de atividades pelas professoras, avaliações e supervisão, em sala de aula, da aplicação, pelas professoras, de atividades desenvolvidas nos módulos.

Assista um pouco sobre o Workshop:
Carga Horária:
A carga horária será fixada de acordo com interesse do contratante:
Opção 1: 04 horas aula (sensibilização).
Opção 2: 08 horas aula (sensibilização e conscientização).
Opção 3: 16 horas aula ou mais (conscientização e prática em musicalização).
Investimento:
Para a viabilização deste projeto a definição do valor deste será fixada de acordo com o número de horas aula a serem fixadas entre ambas as partes.
Material Necessário:
· Instrumentos musicais de percussão.
· Aparelho de som.